sábado, 7 de julho de 2018

O SIGNIFICADO DA CHUVA DE ARROZ NOS CASAMENTOS



As tradições são comportamentos sociais nos quais costumes, lendas, crenças, comportamentos e memórias são transmitidas durante gerações e passam a fazer parte da cultura de determinada sociedade. Em alguns casos, certas tradições são tão antigas, que muitos as mantém sem saber ao certo sua origem. Gostaria de saber o que há por trás de uma das tradições mais famosas? Então aproveite e veja qual o significado da chuva de arroz em casamentos!

Lendas

Uma das mais antigas tradições de casamento, o costume de jogar arroz originou-se com os antigos hindus e chineses. Nessas culturas, o arroz era símbolo de frutificação e prosperidade. Na China Antiga, há maus de 2000 anos antes de Cristo, o arroz já era tido como símbolo de fartura. Acreditava-se que o lançamento de arroz nos noivos após a cerimônia era um oferecimento de fertilidade. Comer Arroz e outros grãos garantia saúde, riqueza e felicidade ao jovem casal. A tradição de jogar arroz nos noivos teve origem na China, onde Mandarim poderoso quis dar a prova de vida farta, e fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma “chuva”de arroz.


Para quem quer poupar o desperdício de comida, a chuva de arroz pode ser tranquilamente substituída por outros elementos.

Para muitas culturas, a chuva de arroz faz parte do protocolo do casamento, pois a mesma significa que as pessoas estão desejando aos recém-casados votos de fertilidade e prosperidade.

Atualmente, algumas igrejas são contra a chuva de arroz, por mais que os padres entendam que tenha significado especial, também não devemos esquecer que o arroz é um alimento, e é pecado desperdiçar quando existe muita gente passando fome mundo afora. Para que a finalização da cerimônia religiosa seja comemorada a seguir você encontrará algumas alternativas.

Alternativas

No entanto, a mudança faz parte da evolução e a utilização do arroz pode ser combinada ou substituída por outros elementos de nossa atualidade. Pétalas de rosas e outras flores são ótimas alternativas, embora outros métodos como bolhas de sabão, papel picado, fitas ou o toque de pequenos sinos, tal como ocorre na tradição mexicana, também são observados. Seja para evitar o desperdício do arroz, proteger pássaros ou para se esquivar do possível incômodo gerado pelos grãos, que algumas tradições podem ser reinventadas e até mesmo melhoradas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário